Sustentabilidade
UM MUNDO MELHOR É UM MUNDO MAIS VERDE
“Uma das principais características que tornam o Parque Global um sonho de mundo melhor é a sua preocupação em enriquecer e valorizar a área verde local. Ainda que esteja inserido em uma região urbana, o empreendimento se dedica a integrar e ampliar a vegetação, a fim de proporcionar um ambiente saudável e revitalizante para os seus moradores. Essas áreas verdes não apenas contribuem para a estética e o conforto, mas também desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar, na conservação da biodiversidade e na promoção de atividades ao ar livre.
Outro aspecto que destaca o Parque Global como agente transformador é o seu compromisso com a comunidade, como a implantação do Parque Linear Bruno Covas e outros investimentos em projetos sociais, educacionais, artísticos e culturais, contribuindo para o desenvolvimento local e a promoção da inclusão social.
Bem-vindo ao nosso sonho de um mundo mais verde.
Bem-vindo ao nosso sonho de um mundo melhor.
Bem-vindo ao Parque Global.” – Adalberto Bueno Netto
DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL
O Parque Global nasce da requalificação de uma área antes degradada às margens do Rio Pinheiros, dando origem a um novo polo urbano sustentável em São Paulo.
São 58.000 m² de áreas verdes integradas ao entorno por meio de uma passarela que conecta o empreendimento ao Parque Linear Bruno Covas.
Com um projeto urbanístico inovador, o Parque Global vai além de seu próprio espaço: valoriza o território, amplia a conectividade urbana e contribui para reduzir os impactos ambientais do crescimento horizontal da cidade. Com investimentos ambientais e sociais, promove um futuro em equilíbrio com o meio ambiente.
SANEAMENTO: CUIDADOS COM A ÁGUA E O ESGOTO
Em abril de 2013, o Parque Global assinou com a SABESP um Termo de Cooperação cedendo, uma área interna ao seu terreno para a implantação dos coletores-tronco Morumbi – Paes Mendonça. A obra permitiu a interligação do esgoto dos bairros do entorno à rede que o direciona para tratamento na Estação Barueri, evitando seu descarte no rio.
CERTIFICAÇÕES QUE TRAZEM BENEFÍCIOS AOS MORADORES E USUÁRIOS
As torres residenciais já possuem o Selo AQUA e Fitwel. Com a certificação AQUA, o Parque Global tornou-se o primeiro empreendimento financiado por uma linha exclusiva do Santander voltada a projetos sustentáveis na construção civil.
Os edifícios corporativos e de serviços, por sua vez, estão sendo certificados com LEED e Fitwel.
Além disso, todo o complexo está em processo de certificação no referencial LEED Cities and Communities, voltado à sustentabilidade de bairros inteiros.
AQUA (Alta Qualidade Ambiental) - Certificação internacional baseada na francesa Démarche HQE™, aplicada no Brasil pela Fundação Vanzolini. Garante construções com alto desempenho ambiental em todas as fases do projeto.
LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) - A certificação ambiental mais reconhecida no mundo, com estratégias para tornar um edifício mais sustentável, eficiente e valorizado. Presente em mais de 160 países, tornando-se um símbolo da excelência que reescreve os caminhos da sustentabilidade em construções, cidades e comunidades.
FITWEL - Sistema de certificação comprometido com a construção de empreendimentos planejados para fortalecer e melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Mais de 3.000 estudos científicos foram feitos para encontrar estratégias que permitissem a construção de edifícios mais saudáveis.
O RESGATE DA BIODIVERSIDADE NATIVA
O Parque Global contribui para uma cidade mais verde com um paisagismo focado na biodiversidade nativa, que resgata espécies que um dia vegetaram às margens do Rio Pinheiros. Serão mais de 3.000 árvores, arbustos e forrações, a Atlântica em um empreendimento urbano no Brasil.
Assinado pelo escritório suíço ENEA e tropicalizado pelo botânico Ricardo Cardim, o projeto valoriza a brasilidade, com foco na restauração ecológica e no equilíbrio ambiental. O resultado é um ecossistema vivo, que melhora a qualidade do ar, reduz ruídos, regula a temperatura, cria microclimas e fortalece processos naturais como a polinização e o controle de pragas.
“É muito importante para a Cardim Arquitetura Paisagística participar do projeto do Parque Global, pois é um empreendimento que tem um poder de difusão e educação muito grande, apresentando o caminho para uma cidade sustentável. O nosso escritório trabalha com o que chamamos Paisagismo Sustentável, onde as áreas verdes têm função além da decoração, como a redução da temperatura, aumento da umidade do ar e a diminuição sonora. No Parque Global, aplicamos esse conceito com mais de duzentas espécies diferentes nativas da Mata Atlântica, respeitando a biodiversidade brasileira.” – RICARDO CARDIM
Inaugurado em 2022, o Parque Linear Bruno Covas oferece 650 mil metros quadrados de áreas verdes, lazer e cultura às margens do Rio Pinheiros. O espaço foi criado para reconectar a população com a natureza e transformar a relação da cidade com o rio.
Com estrutura gratuita e aberta ao público, o parque conta com trilhas para caminhada, ciclovia, áreas para pets, mirante flutuante e muito mais. Um verdadeiro refúgio urbano para cuidar da saúde, praticar esportes e aproveitar momentos ao ar livre.
O Parque Global é um dos agentes do consórcio que viabilizou o parque. A iniciativa ambiental, urbanística e social tem total conexão com a filosofia do empreendimento: recuperar a área subutilizada da cidade e reintegrá-la à sociedade, promovendo bem-estar e saúde em harmonia com o meio ambiente.